Líder(es) do grupo:

Marcelo Gonçalves Montes D'Oca - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Rosilene Maria Clementin - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Repercussões dos trabalhos do grupo

O LKSO desenvolve metodologias para síntese de compostos orgânicos nitrogenados e oxigenados, buscando a aplicação tecnológica e/ou farmacológica destes. Para a síntese de Biodiesel investigou-se a reação de transesterificação na presença de etanol e óleos vegetais. Com apoio da MCT/FINEP e PMRG, em colaboração com Embrapa-CPACT, UFPEL, o grupo desenvolve pesquisas para produção de Biodiesel de Mamona - Projeto BIOSUL-RS. O cultivo da mamona, realizado por 17 famílias está sendo acompanhado há dois anos pela Embrapa-CPACT. A unidade de demonstração consiste em uma usina de extração do óleo de mamona e uma de produção de biodiesel em escala piloto de 200kg/batelada. A tecnologia química aplicada na usina foi desenvolvida com base em ensaios de bancada no laboratório de pesquisa em química orgânica. Neste projeto, uma pesquisa qualitativa sobre a história de vida de cada família está sendo desenvolvida levantando as formas de apropriação da terra buscando aglutinar os pequenos produtores em torno de um projeto comum. Outro projeto, que conta com apoio financeiro da Petrobrás, trata da produção de biodiesel a partir microalgas. Estas estão sendo cultivadas no Laboratório de Ecologia do Fitoplâncton e de Microorganismos Marinhos da FURG, em tanques em Santa Vitória do Palmar e na UFSC (Laboratório de Camarões Marinhos). Recentemente, o biodiesel da microalga Clorela foi isolado e caracterizado pelo grupo. A obtenção produtos a partir de fontes renováveis tem sido assunto de interesse de nosso grupo de pesquisa. Dentro deste contexto, começamos recentemente a investigar a síntese de compostos graxos nitrogenados, especificamente, amidas graxas. Estudos bioquímicos e farmacológicos vêm apontando para caracterização de diferentes amidas graxas como uma nova família de lipídios biologicamente ativos. As novas amidas são obtidas a partir de ácidos graxos comuns derivados de fontes renováveis e aminas disponíveis comercialmente.


Linhas de Pesquisa

  •   Análise de Biodiesel e Derivados Oleoquimicos
  •   Biodiesel Associado à Agricultura Familiar
  •   Sintese de Derivados Oleoquimicos
  •   Sintese e Produção de Biodiesel
  •   Síntese Orgânica

Relações com o setor produtivo

  •   Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - CPACT - Embrapa
  •   Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRÁS - BR
  •   Prefeitura Municipal do Rio Grande - PMRG
  •   Universidade Federal de Pelotas - UFPEL