2014 - Atual. Produção de Biodiesel e de Bioprodutos de Interesse Farmacológico e Tecnológico a Partir de Biomassa Úmida de Microalgas.

Produção de Biodiesel e de Bioprodutos de Interesse Farmacológico e Tecnológico a Partir de Biomassa Úmida de Microalgas. Chamada MCTI/CNPq N º 56/2013 - Seleção Pública de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para a Produção de Biocombustíveis e Bioprodutos a partir de Microalgas. Linha 2 Potencial Biotecnológico das Microalgas. Biorrefinarias de Microalgas. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq.

2012 - Atual. Núcleo de Estudos da Atividade Biológica e Docking de Moléculas Sintéticas Graxas no Combate a Doenças Incidentes no Rio Grande do Sul

Criação de um núcleo envolvendo grupos de pesquisa com interesse na síntese, controle de qualidade e Docking de novas moléculas graxas potencialmente ativas no combate a doenças de elevado impacto epidemiológico no país e no Rio Grande do Sul, sendo estas: i) tuberculose; ii) câncer - contribuindo para consolidar a capacidade de criação, utilização e aplicação do conhecimento novo em fármacos. Dentro deste contexto, pretende-se explorar a funcionalização de moléculas nitrogenadas com substituintes graxos visando modificações de propriedades físico-quimicas, as quais poderão resultar em diferentes propriedades biológicas expandindo a aplicabilidade destes compostos de acordo com os objetivos específicos.

2011 - Atual. Síntese de Novos Compostos de Biginelli e de Hantzsch Derivados de Ácidos Graxos: Caracterização e Atividade Antitumoral.

As DHPMs e DHP  também conhecidas como compostos de Biginelli e Hantzsch são obtidas através de uma reação multicomponente (RMC), onde em uma única etapa é realizada uma ciclocondensação de um aldeído aromático, um β-céto éster e um composto nitrogenado para formação dos compostos. As RMCs são um dos mais importantes protocolos na síntese orgânica e na química medicinal. A diversidade, eficiência e o rápido acesso a pequenas moléculas orgânicas altamente funcionalizadas tornam esta abordagem de grande interesse na construção de bibliotecas combinatórias e na otimização de processos para a descoberta de novos candidatos a fármacos. Nosso grupo de pesquisa vem trabalhando na síntese de compostos graxos nitrogenados, priorizando como matéria-prima ácidos graxos provenientes de fontes renováveis, com objetivo de realizar a avaliação farmacológica destes compostos. Neste projeto está sendo realizada a síntese dos β-cetoésteres graxos a partir de reação de transesterificação de alcoóis graxos, provenientes dos ácidos graxos palmítico (C16:0), esteárico (C18:0), oleico (C18:1), ricinoleico (C18:1,OH) e linoleico (C18:2) e após está sendo investigada a reação multicomponente (RMCs) de Biginelli e Hantzsch utilizando β-cetoésteres graxos, ureia ou acetato de amônio e diferentes aldeídos aromáticos empregando métodos convencionais e energia de microondas.

2011 - Atual. Síntese de Novos Análogos Graxos do Ácido Gama-Aminobutírico (GABA)

 Os neurotransmissores são responsáveis pelos impulsos nervosos, possuindo como função, em suma, a conexão entre os nervos e uma célula alvo e, como efeito secundário, a geração de um fluxo de íons através da membrana celular ou a ativação (ou desativação) de uma enzima no interior da célula alvo. Isto resulta em uma resposta biológica como, por exemplo, a contração de um músculo ou a ativação de um ácido graxo do metabolismo interno de uma célula adiposa. O ácido gama-aminobutírico ou ácido 4-aminobutanóico (Gamma-Aminobutiric Acid, GABA) é o maior neurotransmissor inibitório do Sistema Nervoso Central (SNC). Responsável por um terço de todas as transmissões sinápticas que ocorrem no SNC, além disso, é conhecido por interagir com mais de uma classe de sítios receptores nas membranas neuronais. À disfunção do GABA no SNC estão associadas várias desordens de ordem psicológica e neurológicas, tais como ansiedade, epilepsia, esquizofrenia, depressão, mal de Parkinson e doença de Huntington. A administração do GABA sintético com a finalidade de inibir tais disfunções, muitas vezes não representa uma solução viável, pois o GABA por ser uma molécula hidrofílica, não transpõem facilmente a barreira hematoencefálica, lipofílica, sendo necessário uma maior dosagem, o que pode acarretar em efeitos colaterais severos. A introdução de cadeias graxas em moléculas orgânicas freqüentemente confere mudanças significativas e úteis nas suas propriedades químicas e físicas. Inserido neste contexto, nosso grupo de pesquisa, o Laboratório Kolbe de Síntese Orgânica da Universidade Federal do Rio Grande (LKSO- FURG) tem estudado a influência da cadeia graxa na atividade biológica de compostos orgânicos.Neste projeto está sendo realizada a síntese de novos derivados graxos do GABA a partir da inserção de cadeias graxas na molécula de GABA e a avaliação da atividade biologica dos novos compostos.

 2010 - Atual. Síntese, Produção, Caracterização e Controle de Qualidade de Biodiesel de Microalgas e Oleaginosas Associadas à Agricultura Familiar

O objetivo deste projeto é a formação de recursos humanos em nível de graduação e mestrado relacionado à cadeia produtiva de obtenção de biodiesel a partir de oleaginosas marinhas, microalgas, e de biodiesel etílico associado à agricultura familiar em escala de bancada e piloto, otimizando, desenvolvendo e validando novas metodologias analíticas para caracterização e controle de qualidade do biodiesel obtido de acordo com as normas vigentes.

2009 - Atual. Avaliação de Custo e Produtividade de dois Sistemas de Cultivo Massivo de Microalgas para a Produção de Biodiesel

Comparar custos e a produtividade de dois sistemas de produção massiva de microalgas para a produção de BIODIESEL, confeccionados com materiais de baixo custo e disponíveis no mercado (caixas de água e viveiros "raceways" escavados na terra e cobertos com geomembrana - 3000L). Após o projeto visa: Estudar a extração da fração lipídica; Produzir ésteres alquílicos a partir da microalga Nannochloropsis oculata a partir da Transesterificação ácida da fração lipidica,Transesterificação in situ e Hidrólise in situ seguido da esterificação; Analisar e caracterizar o biodiesel; Avaliar os co-produtos gerados; Aumentar a escala de produção.

2009 - Atual. Síntese e Estudo da Atividade Antituberculose de Novas Amidas e Isoniazidas Graxas

A atividade biológica das amidas graxas tem sido amplamente investigada por diversos grupos de pesquisa. Estudos vêm demonstrando seus efeitos sobre os sistemas imunológico, sanguíneo, endócrino e metabólico. Em vista destas propriedades, estes compostos de origem natural ou sintética têm sido considerados uma nova família de lipídios biologicamente ativos. Nosso grupo vem sintetizando novas amidas graxas e investigando a atividade citotóxica destas, bem como a relação entre variações estruturais e atividade. Neste projeto estamos estudando ação antimicobacteriana in vitro de amidas graxas frente à Mycobacterium tuberculosis H37Rv (A), M. tuberculosis resistente a Rifampicina (B) e M. tuberculosis resistente a Isoniazida (C). Modificações estruturais na Isoniazida também estão sendo investigadas através da síntese de Isoniazidas graxas. 

2009 - Atual. Síntese e Estudo das Propriedades de Novos N-Acilaminoácidos Graxos

Os N-acilaminoácidos graxos e seus derivados vêm se destacando, por serem capazes de formar géis com uma ampla gama de solventes orgânicos, além de formarem géis de forma seletiva em presença de água eles são também biodegradáveis, e podem apresentar biocompatibilidade com sistemas fisiológicos. Recentemente organogeis derivado do L-alaninato de metila foram aolicados como matriz para a entrega de fármacos por um longo período de tempo na forma de um implante. Este tipo de matriz apresenta vantagens frente às matrizes poliméricas já conhecidas por serem fáceis de preparar e por não apresentarem produtos ácidos de degradação. A matriz de N-acilaminoéster misturada com óleos vegetais e baixo volume de solvente orgânico, mostrou ter boa biocompatibilidade na forma de implante subcutâneo, com sua degradação ocorrendo em algumas semanas.